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 Política de privacidade de dados pessoais


O Grupo Dom Bosco é composto por empresas que oferecem serviços voltados ao setor da saúde (Laboratórios Clínicos – CNAE: 86.40-2-02), composto pelas empresas abaixo e suas filiais:
• CNPJ: 16.864.589/0001-06 denominada de Laboratório Dom Bosco Vetor Norte Ltda;
• CNPJ: 03.686.017/0001-32 denominada de Costa e Filhos Laboratórios do Brasil Ltda;
• CNPJ: 00.416.921/0001-30 denominada de Laboratório de Análises Clínicas Dr. Lund Ltda;
• CNPJ: 01.438.843/0001-37 denominada de Hemolabor Laboratório de Análises Clínicas Ltda; 
A presente Política de Privacidade e proteção de dados pessoais, se aplica a toda atividade de tratamento de dados pessoais realizada pelas empresas do Grupo Dom Bosco. 
Esta política expressa nosso compromisso com o tratamento de seus dados pessoais de modo responsável, ético e de acordo com a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).  

Ao utilizar nossos serviços, bem como nossas plataformas de interação (site, aplicativo, canal de whatsapp, email), você concorda com o tratamento de dados pessoais descrito nesta Política de Privacidade de Dados Pessoais. 
Para a correta leitura e interpretação deste documento, devemos lembrar que o termo “dado pessoal” significa qualquer informação que possa identificá-lo(a) de maneira direta ou indireta, tais como dados de identificação e outros inerentes à prestação de serviço. 
A direção do Grupo Dom Bosco designou o Sr. Juliano Silva Nery como encarregado pelo tratamento de dados pessoais. Em caso de dúvidas, entre em contato enviando uma mensagem por meio do seguinte e-mail: dpo@domboscolab.com.br 

1. COMO E PARA QUE UTILIZAMOS DADOS PESSOAIS? 
A quantidade e o tipo de informações coletadas variam conforme o uso que você faz dos nossos serviços. Coletaremos diferentes dados, por exemplo, caso você esteja fazendo um exame de saúde em alguma de nossas unidades, visitando nossos sites ou acessando de forma online o resultado dos seus exames médicos, laboratoriais, laudos. Para tornar mais acessível essas informações, listamos abaixo o modo e finalidades pelos quais coletamos seus dados pessoais: 
• Realizar Exames: coletamos dados fornecidos por você para a realização e entrega de resultados de exames, bem como para enviar comunicações necessárias sobre andamento e agendamento de exames. Essas coletas irão ocorrer, basicamente, para que possamos prestar adequadamente os serviços ofertados. No caso de exames de análises clínicas, por exemplo, coletaremos seus dados de identificação, dados relacionados a sua saúde, dados do seu plano de saúde e informações associadas ao pedido médico do seu exame e/ou qualquer outra informação ou observação que você nos forneça voluntariamente.  
Além disso, poderemos manter gravadas e armazenadas suas mensagens, documentos e ligações, inclusive para cumprimento de obrigação legal.    
• Manter você informado(a): alguns dados podem ser coletados por meio de nossos canais para manter você informado a respeito do andamento ou agendamento dos serviços que foram contratados. Nossos canais de atendimento podem variar de acordo com a sua preferência. Podemos atendê-lo através de canais como telefone, e-mail, WhatsApp, website e unidades físicas. Para a realização destes atendimentos, podemos coletar dados de identificação, dados relacionados a sua saúde, informações sobre seu plano de saúde (se houver), informações associadas ao pedido médico do seu exame ou qualquer outro dado informado por você durante suas interações.   
• Responder Dúvidas, Solicitações e Fornecer Suporte: quando você entra em contato conosco, trataremos seus dados pessoais para processar as suas solicitações, fornecer as devidas informações e suporte para uso das nossas plataformas, bem como tirar dúvidas sobre nossos produtos e serviços. Para isso, podemos coletar os seguintes dados: nome completo, motivo do contato, e-mail e números de contato, informações sobre seu plano de saúde (se houver), informações associadas ao pedido médico do seu exame, bem como outras informações fornecidas por você durante suas interações. Além disso, poderemos manter gravadas e armazenadas suas mensagens e ligações, inclusive para cumprimento de obrigação legal. 
• Cumprir obrigação legal ou ordem judicial: em algumas situações, vamos precisar compartilhar informações (que podem incluir dados pessoais de identificação e dados sensíveis) para fins de cumprimento de uma demanda regulatória, ordem legal ou judicial ou previsão legal com Anvisa e outras entidades, quando legalmente requerido. Normalmente, essas situações demandam o tratamento de dados de saúde, como o compartilhamento de resultados de exames, nome completo, data de nascimento e telefone a autoridades sanitárias (em qualquer esfera) quando identificada doença infecciosa de notificação obrigatória, ou seja, que pode afetar a saúde da população.
 
• Analisar a utilização de nossas plataformas: quando você navega e acessa nossas plataformas, coletamos informações de navegação. Quando for o caso, solicitaremos seu consentimento para coleta e processamento de tais informações. Essas informações são coletadas por meio de tecnologias como cookies, ou similares.
Cookies: “Cookies são pequenos arquivos que ficam armazenados no seu navegador e que nos permitem, dentre outras funcionalidades, que nossas plataformas “lembrem” de suas sessões ativas, bem como para que sua utilização seja customizada naquilo que for possível. A depender das configurações de seu navegador, é possível excluir ou desabilitar os cookies, sendo que, caso isso aconteça, é possível que sua experiência de navegação seja afetada em parte.” Dados de menores: alguns dos nossos serviços poderão ser prestados para menores de 18 anos. Nessas oportunidades, sempre que for aplicável, buscaremos a autorização de seus representantes legais, nos termos das legislações aplicáveis.

2. QUAIS DADOS SÃO COLETADOS? 
A depender dos serviços e funcionalidades utilizados, os seguintes tipos de dados pessoais poderão ser coletados e processados: 
• Dados de identificação: como nome completo, RG, CPF, data de nascimento, sexo, idade, nome do responsável (se menor de idade ou incapaz), endereço completo, e-mail, telefones para contato, número de protocolo e senha para acesso às plataformas, informações sobre seu plano de saúde, se houver, imagens de circuito interno de câmeras.
• Dados Relacionados a sua Saúde: peso, altura, data e hora da última refeição, data da última menstruação, medicamentos em uso, doenças pré-existentes, realização de vasectomia, abstinência sexual, condição de fumante, resultados de exames, informações associadas ao pedido médico do exame e demais dados pessoais que possam estar contidos nos exames ou tratamentos realizados, bem como aqueles exigidos por uma legislação aplicável. 
• Dados de Pagamento: podemos coletar determinados dados relativos ao seu cartão de crédito, débito e cheque para efetuar o pagamento de determinados produtos e serviços adquiridos por você. 
• Dados cadastrais completos: para emissão de nota fiscal de venda direta de serviços.
• Dados de voz: podem ser feitas gravações da sua voz (e podemos armazenar em nossos servidores) quando você usa comandos de voz para interagir com nossos canais de comunicação;
 • Dados de navegação nas plataformas: IP, data, horário de acesso, localização geográfica, tipo de navegador, informações do dispositivo, login e senha de acesso, detalhes de solicitações, postagens em nossas mídias sociais e cookies para melhor experiência do usuário.
• Dados de imagem: para a maior segurança, podemos manter na Recepção de nossas unidades ou no setor técnico, serviço de CFTV (circuito fechado de televisão) onde são filmadas todas as pessoas que entram no Laboratório pela portaria principal (Funcionários, Clientes, Fornecedores, Consultores etc).

3. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS DADOS COLETADOS?
A depender da sua utilização de nossos serviços e funcionalidades, podemos compartilhar dados com: 
• Parceiros: para fornecer nossos serviços, podemos compartilhar dados pessoais de sua titularidade, com outras empresas: iniciativa privada (meios de pagamento, sistemas informatizados, provedores de internet, Laboratórios de apoio, operadoras de saúde, empresas de medicina do trabalho, entre outras) e públicas (Prefeituras, SUS e CISREQ). Nossos parceiros somente são autorizados por nós a utilizar os dados pessoais para os fins específicos de suas contratações. 
• Autoridades em procedimentos judiciais ou administrativos: esse tipo de compartilhamento de dados pode ser necessário para se cumprir uma obrigação legal, regulatória, ordem judicial ou resguardar direitos. 
• Médicos ou outras pessoas que você indicar: quando você autorizar, podemos compartilhar seus dados de saúde das nossas plataformas digitais com seu médico, que poderá acessá-los em um canal específico para agilizar seu atendimento em consultório. O compartilhamento de dados somente ocorrerá quando você expressamente permitir e identificar as pessoas que terão acesso às informações. 
• Médicos ou familiares: mediante resultados de exame considerados de risco e sempre que não conseguirmos contato direto com o você (titular dos dados pessoais), para fins de proteção da vida e incolumidade física. Tal compartilhamento está previsto na RD 302 de 13 outubro de 2005 – ANVISA.

4. POR QUANTO TEMPO RETEMOS SEUS DADOS PESSOAIS? 
Nós mantemos seus dados pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir as finalidades para as quais os coletamos, observando também eventual necessidade de manutenção dos dados para atendimento a obrigações legais ou regulatórias às quais estejamos sujeitos ou mesmo para resguardar os direitos do LDB. Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos os propósitos pelos quais os dados pessoais serão tratados, o tipo de dado processado e a existência de legislação específica que exija sua guarda e manutenção. Os dados de saúde poderão ter a retenção por até 5 anos, conforme RDC 302 de 13 outubro de 2005.  

Talvez seja necessário que você nos forneça previamente informações específicas suas para nos ajudar a confirmar sua identidade. Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los.

5. COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS? 
Implementamos as medidas de segurança ao nosso alcance que consideramos adequadas para proteger os seus dados pessoais. Com a finalidade de garantir a proteção dos seus dados pessoais, adotamos as seguintes práticas de segurança: 
● Acesso à base de dados restrito aos profissionais autorizados. 
● Monitoramento aos acessos e às ações realizadas em relação aos dados dos pessoais. 
● Definição e distinção de funções e competências relativas às categorias de pessoas responsáveis ou envolvidas nos sistemas internos. 
● Auditoria regular interna para garantir que as medidas de proteção de dados estão sendo cumpridas. 
● Adoção de procedimentos preventivos contra incidente de segurança da informação, bem como técnicas de remediação e gerenciamento de crises. Nós nos esforçamos para proteger suas informações, mas não podemos garantir que seus dados estejam imunes a acessos indevidos por parte de pessoas com má intenção. Parte da segurança dos dados passa pelas atitudes dos próprios titulares, por isso, não compartilhe a senha utilizada em nossos serviços em hipótese alguma, ainda que julgue que o destinatário da senha é alguém de sua confiança. Nós não nos responsabilizamos por atos de terceiros, inclusive em caso de uso indevido de seus dados de login e senha. Caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre imediatamente em contato conosco, reportando o ocorrido. 

7. MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE 
Como estamos sempre buscando melhorar nossos serviços, essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Caso sejam feitas alterações relevantes, vamos nos preocupar em nos certificar de que as novas informações sempre estarão neste canal disponíveis para seu acesso e conhecimento.
Atualizado pela última vez em 13 de abril de 2021.

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